sábado, 23 de fevereiro de 2008

Rosa e Espinhos


Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele examinou-a.
Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou, "Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?" Triste por este pensamento, recusou-se a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Desesperamo-nos, achamos que nada de bom pode vir de nosso interior. Recusamo-nos a regar o bem dentro de nós, e, consequentemente, isso morre. Nunca percebemos o nosso potencial. Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; alguém mais deve mostrá-la a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor, olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar as suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão os seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.
E você? Consegue ver as rosas ou só repara nos espinhos?

2 comentários:

bassani disse...

Como já é habitual no teu «cantinho», mais um belo texto, mais uma lição de vida.
Geralmente consigo abstrair-me dos espinhos e ver só rosas ou botões de rosa. Mas há certas pessoas cujos espinhos são muito intensos e conseguem ferir-nos com eles. Esses espinhos nunca os aceito e essas pessoas «morrem» para mim.
abç

Edu disse...

Mais um texto fenomenal...
Eu sou daquelas pessoas que acredita que não exista espinhos... vejo sempre a beleza da rosa. Por isso me "espeto" tantas vezes nos espinhos da vida.
Mas não é pela dor que fecho os olhos... sei que a vida tem mais rosas do que espinhos... e que os espinhos também nos ensinam.
Uma semana recheada de vitórias.
abraços