sábado, 23 de janeiro de 2010

Elogios


O escritor Fernando Sabino contou uma história muito interessante num de seus livros. Narrou que certa vez, dançando com uma senhora conhecida, fez a ela um elogio mais ou menos assim: "Você está muito bem neste vestido". Foi o que bastou para ela desfazer o elogio sem auto-piedade: "Imagina, é um vestido velho, já foi reformado várias vezes. Olha, está até um pouco esgaçado aqui, sem falar que desbotou, e blá blá blá".

Sabino jura que até o momento do seu comentário elogioso, realmente pensava estar a mulher muito bem vestida. Conta ele: "Ela achou tantos defeitos naquela roupa, criticou tanto, que eu também acabei vendo só defeitos. Se ela tivesse dito apenas um ‘obrigada’, até hoje eu teria guardado na minha mente uma mulher bem vestida".

Veja você como são as coisas. Não sabemos receber críticas, e isto é uma constatação já bastante conhecida, mas também não sabemos receber elogios.
Será devido a nossa formação? Talvez, diante da economia de elogios que os pais faziam em relação aos filhos em tempos idos: comentários positivos e abonadores de conduta só para os filhos que se destacavam economicamente, obtendo bens valiosos e galgando uma situação financeira confortável.

Difícil era escutar um "meu filho é inteligente", "minha filha é bonita", "meu filho soube se vestir bem", e frases do gênero. Mesmo porque durante décadas nada disso era importante. Havia um caminho mais ou menos traçado para os filhos, fossem eles belos ou feios, burros ou inteligentes.

Era mais fácil elogiar um porco gordo ou uma vaca de úbere vistoso do que um familiar, por incrível que pareça. Essas coisas meio subjetivas perdiam de goleada para outras, mais adequadas à realidade daqueles tempos: o sujeito forte; a mulher de ancas grandes, boa parideira; a criança gorda e rosada, então um sinônimo de saúde, equívoco que resiste até nossos dias.

Somos um produto desse meio, logicamente. Se não escutamos elogios, dificilmente aprendemos a recebê-los ou a ofertá-los.

Dois aspectos chamam a atenção neste tema: o fato de os homens sentirem-se extremamente inibidos em elogiar outro homem, enquanto entre mulheres ou é falso ou cheio de ironias.

Para fugir dessa situação, os "machões" normalmente refugiam-se nesta frase: homem não acha outro homem bonito. E pronto. Na verdade, também não acha outro homem elegante, ou inteligente, ou habilidoso. A dificuldade para lidar com essa questão é tão grande a ponto de impedir elogios para os amigos mais chegados ou para pai e irmãos. Não são poucos aqueles com bloqueio inclusive para elogiar as mulheres.

Elas são um caso à parte. É muito mais fácil ouvir uma crítica entre elas do que um elogio. Quando este vem, apesar de tudo, está acompanhado de um "mas", insinuando uma questão negativa, ou de uma ironia ferina, daquela que só as mulheres sabem fazer. Mais ou menos assim: "Bonito o teu vestido. É novo, né?! Pois é, eu vi um igualzinho no balaio da loja xis, mas não comprei porque em mim não iria ficar bem, sou muito magra". Percebeu o veneno?

Tenho observado que as mulheres não sabem receber elogios, como narra o texto do Sabino. Conforme o tipo de comentário, elas se sentem incomodadas e começam a vasculhar a memória em busca de uma frase que amenize ou apague o elogio. Incrível, isto. Raras são aquelas capazes de agradecer com absoluta naturalidade.

Sim, pois tem também o outro lado. Existem mulheres que, tão logo são elogiadas, transformam-se num passe de mágica, passando a acreditar ser uma Sharon Stone perdida por aí. Pensam ser uma musa inspiradora da machaiada, acham-se superiores às outras, e começam a portar-se artificialmente. Aí, mesmo quando são belas, passam a ser antipáticas e desagradáveis no trato.

Se você quer conhecer de fato um homem, dê a ele poder; para uma mulher, diga-lhe que é bonita. Aquelas de personalidade, com outros valores, também gostam de ser elogiadas, mas não mudam por causa disso, e nem consideram sua estética a coisa mais importante do mundo.

Sempre é importante ter um senso crítico razoável, capaz de discernir quando um elogio é autêntico, quando é apenas bajulador, ou ainda quando trata-se de uma cantada. Palavras como "gostosa" e "tesão" são elogiosas ou ofensivas?


Portanto, não economizar elogios, mas não vulgarizar esse modo eficiente de valorizar as pessoas, nem o faça na hora e no local errados. Um elogio autêntico, verdadeiro, é capaz de fazer maravilhas. E se você receber um elogio, não estrague tudo, não se "ofenda" por merecer uma atenção especial, nem faça de conta que você não merece. Senão, vão pensar que você não merece, mesmo.


A. Facchini

Um comentário:

Andradarte disse...

É.....tudo o que escreveu, dá
que pensar.
Beijo