sábado, 29 de setembro de 2007

Amoras




As amoras já estão amadurecendo...
Aqui em Nova Esperança, costumava-se dizer que a amora era boa para o coração (no sentido do amor), e citava a rima a quem gostava de amora: "vou contar pro seu pai que você namora". Hoje deparo com artigos científicos, dizendo que o suco de amora ajuda a combater doenças

A amoreira-preta in natura é altamente nutritiva. Contém 85% de água, 10% de carboidratos, com elevado conteúdo de minerais, vitaminas B, A e cálcio. Pode ser consumida de outras formas como geléias, suco, sorvete e yogurtes
Uma série de funções e constituintes químicos são relatados na literatura internacional relacionados às qualidades da amora-preta, estando, entre eles, o ácido elágico.
O ácido elágico um constituinte fenólico de algumas espécies, é um hidrolito de elagitanina que ocorre naturalmente, especialmente em frutas e nozes.
ácido elágico possui funções anti-mutagênica, anticancerígena e além de ser um potente inibidor da indução química do câncer, também têm mostrado propriedades inibidoras contra replicação do vírus HIV transmissor da Aids.
Além disso, são atribuídas às frutas de amoreira-preta outras propriedades, como o controle de hemorragias em animais e seres humanos, controle da pressão arterial e efeito sedativo, complexação com metais, função antioxidante, ação contra crescimento e alimentação de insetos.

Amanhã, mesmo com pé “enfaixado” e andando de muletas, vou até a chácara saborear algumas amoras se sobrar faço suco e geléia.

Nenhum comentário: