sexta-feira, 30 de maio de 2008

Aurora Boreal e Austral

As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta terra.

Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral.

Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.

A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre.
As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.

Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.

Curiosidade:
- O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.

7 comentários:

bassani disse...

Muito bem. Também gosto de aprender.
Ainda não me tinha debruçado sobre esse tema, pois já tive oportunidade de assistir aos dois fenômenos. Fiquei satisfeito com a lição, nunca é tarde para aprender. Muito embora haja gente que diga:- Burro velho não aprende línguas.
Estamos sempre a aprender.
abç

anônimo disse...

Oi, Cris!!!!
Como vc está? Espero que bem!!!!
Andei meio sumida.... Mas está tudo bem...graças a Deus...este ano tenho tido muitos projetos e estou me empenhando muito para conseguir alcançá-los e pelo jeito já estou conseguindo...estou feliz!!!! Vou tentar ser mais assídua no blog....
aliás SIMPLESMENTE A-D-O-R-E-I sua esta postagem!!!!
Realmente È CULTURA!!!!
DEMAAAAAIS!!!! Muito bom mesmo!!!!
Um grande beijo no seu coração e fique com Deus!!!!

Tenha um excelente final semana!!!!
Izabel Cogo

Carol_bee disse...

Cris...muito obrigado por compartilhar conosco essas imagens, confesso que copiei por que nunca tinha visto como era, nem mesmo sabia que era assim...
Parabéns pelo blog....está excelente!!!...
já está nos favoritos!!
bjssss

ZezinhoMota disse...

Boas leituras e melhores escritas.

Um fim de semana muito feliz.

Bjnhs

ZezinhoMota

Vera G S disse...

Que bem explicadinho! Nunca vi uma aurora boreal, mas adoraria ver uma. Sempre me questionei sobre a sua causa. Com a tua explicação fiquei a perceber tudo. As imagens lindas. Só me falta ver uma na realidade.
Um beijão

anônimo disse...

INCRIVELMENTE LINDO ESTE FENÔMENO...
E VC, SEMPRE DISPOSTA À NOS PRESENTEAR,COM ESSAS POSTAGENS,CARREGADAS DE CURIOSIDADES E LIÇÕES!
QUE VOCÊ TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA!
ABRAÇOS E BEIJOS.
BETH CRISTINA

Cristiane disse...

São consideradas as "paisagens" mais bonitas do mundo, e com razão...
Bom Findi
bjinhus