terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Dioxina


A dioxina surgiu como arma química usada pelos americanos na II Guerra Mundial. Sua sigla era LM. A intenção dos americanos era liberar essa substância nas lavouras dos japoneses. Entretanto, eles optaram por lançar a bomba atômica, em Nagasaki, no ano de 1945.
Com a paz, não havia mais a necessidade de usar a dioxina como armamento bélico, passando então a ser direcionada para a indústria química, onde foi principalmente utilizada na forma de defensivos agrícolas. Assim, de agente exterminador, a dioxina transformou-se em tecnologia de modernização da agricultura. Seu uso diversificou-se: a tecnologia do cloro combinado com carbono passou ser utilizada em várias áreas - tratamento da água potável, cosméticos, alvejantes, papel branqueado com cloro.
A dioxina é hoje considerada a mais violenta substância criada pelo homem, seu grau de periculosidade, segundo alguns autores que escrevem a respeito dela, ultrapassa até o urânio e o plutônio.
Entre os males causados pela dioxina no homem podemos citar o extermínio das defesas orgânicas (comparado à AIDS), o surgimento de vários tipos de câncer e a teratogenia, isto é, a propriedade de geração de crianças deformadas (falta de nariz, lábios leporinos, olhos ciclopes, ausência de cérebro), diabetes, agressão ao processo de desenvolvimento e do aprendizado
A dioxina aparece, basicamente, na queima de produtos que contém cloro. O PVC, por exemplo, nosso velho conhecido, é inofensivo em si, todavia, a sua queima irá gerar dioxina, além do que, para esse produto, haverá a liberação de ácido cianídrico, poderoso tóxico.

3 comentários:

Colégio José Benincá disse...

Fica a questão! Ate onde podemos confiar em aquecer o alimento dentro de um recipiente plastico no microondas???... Respostas divergem!so com o tempo teremos as comprovações... Izabel

Marilha disse...

...tend´e aprendí!
Valeu Cris!!!!

Isabel Cogo disse...

Cris,com seu artigo me convenso mais de que é prejudicial... minha opinião...

Acho que as empresas acabam tirando o real efeito,para não terem prejuizos.
Me questiono,porque do aumento de casos de cancer em crianças?
Sera que as mamadeiras aquecidas no micro não tem um certo peso?
E muitas outras modernidades que temos e com o pouco tempo de uso ainda não temos a comprovação dos reais efeitos.
Nossos avos que eram saudaveis.....não tinham o conforto mas tbm não tinham os prejuizos causados pela modernidade...
Ops... desculpe o desabafo...
Um super bjão espero que esteja tudo bem por ai.