quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A FÁBULA DA CONVIVÊNCIA


Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro.E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se,enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital,questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se,por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco,com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava umacerta distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir,para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.Assim suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.
É fácil trocar as palavras... Difícil é interpretar os silêncios!

É fácil caminhar lado a lado.... Difícil é saber como se encontrar!

É fácil beijar o rosto... Difícil é chegar ao coração!

É fácil apertar as mãos... Difícil é reter seu calor!

É fácil sentir o amor... Difícil é conter a sua torrente!

7 comentários:

angel disse...

Como é difícil saber manter a distância adequada. Como é difícil medir palavras e gestos.
Como é difícil sobreviver a invrnos rigorosos ou a torrente do amor.
Linda mensagem
parabéns.
Angel

notyet disse...

E o homem...? Aprende ?
Teu texto é magnifico.
Beijo

Celamar Maione disse...

Cris...
Conviver é o maior desafio da humanidade.
Conviver é uma arte.
Belo final de semana !
Grande beijo

Meus Detalhes Vividos disse...

Oi Cris... quando estamos perto nos sentimos longe, quando estamos longe sentimos as pessoas mais perto em nossos corações, realmente a convivência é algo muito difícil, mas não impossível :).... aprendendo cada dia mais e mais :).... Beijos e fique com DEUS!!!

Alda Inácio disse...

Você tem sempre uma profunda mensagem nas histórias que conta. Que coisa linda.
Vim desejar-te uma boa semana, fique em paz.
Bjs
Alda

Marisa Pimenta disse...

Olá Cris, este texto é maravilhoso, nós precisamos rrealmente começar a nos reaproximarmos, pois o mundo está a cada dia mais e mais egoista e é sempre cada um por si e ninguém mais quer se "aquecer" junto. Precisamos lutar e seremos mais felizes. Já conheceu meu novo blog, palavrasdoimaginario.blogspot, mostro um pouco do meu trabalho como contadora de historias. Bjks

Hermínia de Sousa disse...

Oá querida Cris! Adorei visitar o seu blog. As suas mensagens são realmente verdadeiras e inspiradoras, porque nos fazem sentir aquilo em que podemos mudar para melhor. Na vida existem coisas que parecem fáceis para alguns, mas para outros, podem ser mais difíceis porque exigem um esforço superior às suas forças, mesmo nos gestos mais simples como um sorriso. Fiquei um pouco triste por ver que deixou de me "seguir" que se "afastou de mim" por alguma razão, talvez não lhe tenha transmitido o "calor" que precisava sentir... no entanto fico feliz por ver que tem tantos amigos calorosos e uma família preciosa. Você é uma filha de Deus muito especial e de grande valor aos Seus olhos. Continue assim, que possa sempre vencer os seus maiores desafios e seja sempre feliz! Até sempre! Um beijinho * :)