quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Anemia falciforme

Anemia falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos, e altera os glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos são células do sangue. Existem milhões destas células circulando por todo o corpo. Dentro destas células existe um pigmento chamado hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue e também transporta oxigênio do ar que respiramos para todas as partes do corpo. Estas células são arredondadas e elásticas, por isto passam facilmente por todos os vasos sangüíneos do corpo, mesmo os mais finos.
A maioria das pessoas recebe de seus pais hemoglobina normal chamada hemoglobina (A). Como recebe uma parte da mãe e outra do pai, cada pessoa é (AA).
As pessoas com anemia falciforme recebem de seus pais hemoglobina anormal chamada hemoglobina (S). Como recebem uma parte do pai e outra da mãe, elas são (SS). O glóbulo vermelho com hemoglobina (S) pode ficar com forma de meia lua ou foice, daí o nome falciforme. Essas células são mais rígidas e por isso têm dificuldades para passar nos vasos sangüíneos podendo amontoar umas sobre as outras atrapalhando a circulação. Neste local vai haver dor de moderada a forte intensidade. (São as crises de falcização).

TRAÇO FALCIFORME
O traço falciforme não é uma doença. Significa que a pessoa herdou de seus pais a hemoglobina (A) e (S). Como recebeu um tipo da mãe e outro do pai é (AS).
É uma pessoa saudável e pode levar uma vida normal. É importante saber: filhos de duas pessoas com traço falciforme podem nascer com anemia falciforme, daí a importância de fazer exame (eletroforese de hemoglobina) do futuro parceiro.

SINAIS E SINTOMAS DE ANEMIA FALCIFORME.
Crises dolorosas: dor em ossos, músculos e juntas associadas ou não a infecções, exposições ao frio, esforços etc. Palidez, cansaço fácil, icterícia (cor amarelada visível principalmente no branco do olho). Úlceras (feridas) nas pernas. Nas crianças pode haver inchaço muito doloroso nas mãos e nos pés. Pode haver também seqüestro do sangue no baço causando palidez muito grande, às vezes desmaio e aumento do baço (é uma emergência). Maior tendência a infecções.

CUIDADOS BÁSICOS
Crise dolorosa - sempre requer orientação médica. As crises leves poderão ser tratadas em casa com bastante líquido, remédios para dor e repouso, após avaliação do seu médico.
Febre - procure assistência médica para tratar a infecção o mais rápido possível.
Palidez súbita em crianças - Emergência procure o pronto socorro mais próximo.

(Fonte: Ministério da Saúde)

2 comentários:

luana belly disse...

cada vez mais, aparecem doenças misteriosas, no planeta.

marcia biachini disse...

Eu ia morrer sem saber dessa hein...Doenças e mais doenças


É, em termo de curiosidades, nossos blogs estão bem recheados!

bjs