terça-feira, 16 de setembro de 2008

Primeiro Presidente


O primeiro presidente foi o americano George Washington. De 1776, com a independência dos Estados Unidos da Inglaterra, a 1789, o título “presidente dos Estados Unidos” era aplicado a quem presidia as sessões do Congresso Continental. A promulgação da nova Constituição do país criou a Presidência dos Estados Unidos, e seu primeiro ocupante foi George Washington, que ficou no poder de 1789 a 1797.

Outros pioneiros.


PRESIDENTE MAIS JOVEM

Aos 30 anos, Joseph Kabila se tornou o chefe de Estado mais jovem do mundo ao substituir o pai, assassinado, na República Democrática do Congo. Aos 35 anos, foi eleito presidente.


PRESIDENTE MAIS VELHO

Robert Mugabe, 84 anos, preside o Zimbábue. Antes de ser presidente do país, foi primeiroministro, em 1980, e continuou no poder quando o país mudou para o presidencialismo.


PRIMEIRA PRESIDENTA

A primeira mulher a ocupar um cargo de presidente foi Maria Estela Martinez de Perón, conhecida como Isabelita Perón. Ela substituiu o marido, Juan Perón, na Argentina em 1974.


PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL

O Brasil, assim como a maioria dos países da América Latina, adota o presidencialismo como sistema de governo. Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente, em 1889.

Nenhum comentário: