terça-feira, 3 de junho de 2008

Liberdade sexual

Você pode até não saber, mas você possui direitos que garantem sua opção, liberdade e até prazeres sexuais! Veja os principais direitos abaixo:

1.Direito à liberdade sexual: diz como expressar seu potencial sexual, o que exclui toda e qualquer forma de coerção, exploração e abuso, em todos os períodos da vida. E também abomina todas as formas de discriminação, independentemente do sexo, gênero, orientação sexual, idade, raça, classe social, religião, deficiências mentais ou físicas.
2.Direito à autonomia sexual, integridade sexual e à segurança do corpo: defende as pessoas em suas escolhas e decisões sobre a própria vida sexual, de acordo com a ética pessoal e social. Isso inclui o direito de escolha da forma de prazer, excluindo tortura, mutilação e violência.
3.Direito à privacidade sexual: refere-se às escolhas de comportamento sobre a intimidade, uma vez que não desrespeitem os direitos de terceiros.
4.Direito ao prazer sexual: defende a prática de auto-erotismo, que é uma forma de se alcançar o bem estar físico, psicológico, intelectual e espiritual.
5.Direito à expressão sexual: toda pessoa tem a liberdade de expressar a sexualidade pela comunicação, toques e amor.
6.Direito à livre associação sexual: possibilita aos cidadãos a possibilidade escolha de casamento, ao divórcio e estabelecimento de quaisquer outros tipos de associações sexuais, desde que sejam legais.
7.Direito às escolhas reprodutivas livres e responsáveis: refere-se à decisão ter, ou não, filhos, bem como a quantidade e período entre as gestações.

8.Direito à informação baseada no conhecimento científico: receber informações sexuais, de forma séria, correta, ética e em nível de comunicação compreensivo também é um direito de todos.
9.Direito à educação sexual compreensível: compreendendo todas as fases da vida, desde o nascimento, e deve ser estabelecida em todas as instituições sociais.
10.Direito à saúde sexual: informações, medicamentos e tratamentos, bem como o acompanhamento médico e métodos de prevenção devem estar disponíveis gratuitamente a todo cidadão.

Infelizmente, como em todas as constituições no Brasil, nem todos (ou quase nenhum) os direitos sexuais são respeitados e alcançam a massa. É dever de todo cidadão consciente divulgar e lutar por seus direitos, bem como denunciar abusos e impunidades.

2 comentários:

Nina Silva disse...

sexualidade é uma das maneira de se ter prazer.O sexo faz parte da vida e da saúde do ser humano. Este é um aspecto que deve ser cuidado como qualquer outro item da nossa saúde. A sensação de bem-estar, de torpor, que toques e carícias podem proporcionar, é fonte de energia indispensável.
Parabéns pela matéria.
Um super beijo

Ana Victória disse...

DIREITOS EXISTEM MUITOS, RESPEITO A ELES É QUE EXISTE POUCO, VAMOS CONHECER NOSSOS DIREITOS E DEVERES, E PRINCIPALMENTE RESPEITAR O DIREITO DOS OUTROS.
abç