quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Carnaval: Por que tão cedo?


Carnaval: como calcular a data em que ocorre‏

*Prof. Felipe Aquino
Este ano, muita gente tem se perguntado por que o Carnaval será mais cedo em relação aos anos anteriores. Afinal, quem estabelece a data? A resposta é simples e tem a ver com a data da Páscoa, que é móvel e acaba definindo as datas de outras festas.
Segundo o que prescreve o livro do Êxodo, no capítulo 12, os judeus celebravam a Páscoa no dia 14 do mês de Nissan. Era a celebração da libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida por Deus a Abraão. A Igreja católica celebra a Páscoa cristã, Ressurreição de Cristo, acompanhando de certa forma a data da Páscoa judaica.
Como o calendário judeu era baseado na Lua, então a data da Páscoa cristã passou a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes à Páscoa. Tanto na Igreja Católica, como nas Igrejas Protestantes e Ortodoxas.
O primeiro Concílio Geral da Igreja (Nicéia, 325dC) determinou que a Páscoa cristã fosse celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte (21 de março), podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol cruza o plano do equador celeste. Os equinócios acontecem em março e setembro, e são as duas ocasiões em que o dia e a noite têm duração igual.
Neste ano, a lua cheia acontece no dia 21 de março. Assim, a Páscoa será no dia 23 de março, que é o primeiro domingo após a lua cheia. No ano que vem, a Páscoa será em 12 de abril. As datas móveis que dependem da Páscoa são: Terça-feira de Carnaval (quarenta e sete dias antes da Páscoa), Quaresma (tem início na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa), Sexta-feira Santa (a sexta-feira imediatamente anterior), Sábado da Solene Vigília Pascal (o "sábado de aleluia", na véspera), Pentecostes (o oitavo domingo após a Páscoa) e Corpus Christi (a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes).

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

GIRASSÓIS




Essa flor transmite luz, energia, alegria, irradia calor e emoção, me deixa totalmente em órbita quando a vejo.
Contam os livros antigos uma lenda que fala do amor de uma estrela pelo sol - a lenda do girassol.


Lenda do girassol
Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer de tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse.E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido! Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.
Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos. O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela. A estrelinha não pensou duas vezes: virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente.
O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida.
A sementinha virou planta. Cresceu sempre procurando ficar perto do sol. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarzinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol.
É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.

... Girassol... Planta mais bela e pura॥ Energia transbordante... Encontra sempre o seu fiel amigo Sol... mesmo em dias nublados .. ele encontra-se sempre virado para ele... é como nós devemos ultrapassar os momentos menos fáceis da nossa vida.. mesmo que naquele dia esteja "nublado" em nossas almas... mesmo que os problemas estejam a consumir como um monstro... temos que fazer como o nosso amigo Girassol... virar-nos para o que é importante.. mesmo que esteja nublado..porque depois... Temos a recompensa.. O Sol da Nossa Vida a Brilhar para Nós...

Gruta Subterrânea

Um dos mais belos encantos que a natureza proporcionou ao homem: a Gruta Subterrânea de Nossa Senhora de Fátima, na Localidade de Linha Um, em Nova Esperança do Sul, RS, um complexo fantástico com lindas cascatas e uma gruta que é considerada a maior da América Latina em abrigo de pessoas em uma única sala subterrânea, aproximadamente 5000 Pessoas
Juntamente a este santuário natural estará acontecendo, no dia 27 de janeiro de 2008,(domingo) a 47ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Fátima, um evento religioso onde um grande número de devotos faz a sua peregrinação e, neste ano, são esperados aproximadamente 15000 romeiros.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

"O mundo será melhor, porque eu existo"


À primeira vista esta frase pode parecer egocêntrica, mas se pararmos para analisá-la melhor veremos que ela pode ser tomada como um propósito de vida para todos nós.
Escutei esta frase hoje. E na mesma hora que a escutei senti algo diferente, uma energia boa. Percebi a minha importância no mundo, o meu valor. Sei que erro bastante, mas vivo tentando acertar e isso é importante.
Um mundo melhor acontecerá devido pensamentos e atitudes pessoais e não de repente, numa data específica. Deveríamos divulgar isso a todos e, principalmente, a nós mesmos em todos os dias por vir. Para sempre lembrarmos que temos a missão de fazer deste mundo um paraíso. E isso só soará utópico no coração daqueles que não acreditam que possam mudar a si mesmo.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

VOC/EU


São pequenos momentos que nos fazem sentir leve como nuvens de algodão, vagueando ao sabor de uma liberdade e conforto que poucas vezes conseguimos sentir। São esses pequenos momentos, que são tão banais na nossa vida, mas que a enchem de cor, que nos mostram a linha tênue que existe entre a felicidade e a simples existência। Por vezes pergunto-me como podemos manter uma cegueira permanente perante tais momentos, esquecendo a sua importância e o quão eles nós tornam as pessoas que somos.
São momentos especiais, como o sentir a tua respiração tranqüilizar em meu peito, o teu rosto tornar-se suave e o teu corpo simplesmente ceder ao cansaço que me fazem entender que possuo uma riqueza impagável, a de ter alguém que confia em mim ao ponto de me deixar ver a face de anjo que todos mostramos quando estamos a dormir। É em momentos como esse, em que o tempo para e o mundo conspira para que o teu sono seja calmo e sereno, que entendo que a minha felicidade consiste em te ter na minha vida.
Aquele momento que o inconsciente toma conta do nosso mundo, é tão especial, que poucos são aqueles que o partilham conosco, e ontem eu fui a alma que te viu nesse momento especial, que tranqüilizou o teu rosto, que te aninhou no peito e que te sussurrou as mais doces palavras que a alma poderia gritar, e mesmo sabendo que a consciência a muito deixou de me ouvir, mas que o coração guarda em sonhos aquilo que ouve eu deixei que o meu coração falasse com o teu.
Hoje sou rica, e hoje é a minha alma que se tornou uma pena ao vento, leve e feliz, por saber que a minha vida tem momentos tão especiais, como simplesmente te ver adormecer.

Beleza


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O Sonho


"Sonhe com aquilo que você quiser.

Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela só se tem
uma chance
de fazer aquilo que quer।

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz।

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que
aparecem em seus caminhos।
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das
pessoas que passam por suas vidas."
Clarice Lispector

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

tempo... Tentando Conciliar

Juro que boa vontade de postar diariamente eu tenho, porém meu tempo anda mais que complicado, meu tempo está curto (sinal que trabalho, rsrs), a escola, a fábrica, a chácara e mais os problemas pessoais, isto tudo acumulado faz com que eu ocupe 20 horas do meu dia que tem meras 24 horas (gostaria que tivesse 30, 40h).
Sabe que agora pensando, este post tem tudo haver com meu tempo ? Sim, pois eu ainda acho tempo para ouvir (ler) determinadas coisas das pessoas, umas boas, outras??? Sem comentários... Injustiças, fofocas, diz - que - me - diz. Mas deixando isto de lado...
Eu corro. Sempre corro. E parece que não saio do lugar. Tenho uma urgência de viver que, nossa, fico afobada só em pensar que já tenho 46 anos. É engraçado. Fico observando as pessoas um pouco mais velhas que eu, leio revistas de pessoas, aparentemente, bem sucedidas em suas profissões... E sempre que faço isso sinto algo me sufocando – será o meu tempo me sufocando?.
Tanta coisa pra fazer... E tão pouco tempo disponível.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Meu Pai

Faz 11 anos que meu pai faleceu, mas há memórias tão vivas dele em mim que às vezes é como se apenas estivéssemos morando muito longe um do outro e as condições de comunicação fossem precárias। Mais do que tudo, sinto falta de sua voz। Nunca fomos pessoas de gravar ou fotografar os eventos domésticos e familiares, por isso, há poucos registros fotográficos e nenhum sonoro de nossa vida juntos.
Meu pai não foi meu melhor amigo, foi meu pai. Com seus defeitos e qualidades, com cada uma de suas manias, com todo seu coração, foi meu pai. E dele não esperaria menos do que isso.

Fico pensando se eu estou onde ele gostaria que eu estivesse. Se minha vida é do jeito que ele gostaria que fosse.
Hoje o peso da saudade é muito grande.

Se meu pai fosse vivo hoje estaria completando 77 anos.

Fica com Deus pai, que eu estou aqui, com você vivinhono meu coração.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Amigos...

Mais um ano se passou...
E estamos nós aqui, juntinhos!
Como foi bom contar com o teu carinho
E a amizade de você.
Todas as palavras ditas, mensagens enviadas,
Valeram e muito!!
Meu coração hoje transborda de alegria...
Pois chego ao inicio deste ano,
Com a certeza que alcancei
Muito além dos meus objetivos, em 2007.
Quantos amigos deixaram de lado seus afazeres
Para dar atenção e apoio nos momentos difíceis,
Quantos amigos se manifestaram também
Com seus poemas e mensagens, para mim??
Quantos amigos virtuais se tornaram muito mais que reais??
A quantos amigos consegui levar uma palavra de fé e esperança??
A quantos amigos consegui levar um pouco de paz??
Em quantos amigos eu consegui desabrochar um sorriso??
Quantos amigos se disseram mais felizes,
Ao ler meus e-mail e mensagens?
Em quantos amigos consegui despertar mais amor?
Sei que é muito difícil obter todas as respostas...
O importante é ter a certeza que,
Posso não ter atingido a todos aqueles que eu gostaria...
Mas consegui chegar bem mais pertinho
De muitos corações, como o seu!!!
Esta mensagem é especial para você Amigo ou Amiga:
Que caminhou ao meu lado!!
Que me deu força!!
Que acreditou em mim!!
Que também me proporcionou
Muitos momentos de emoções com suas palavras!!
Que me fez rir e até gargalhar
Com suas mensagens de humor!!
Que passou a fazer parte de minha vida,
E do meu dia-a-dia!!
A você, que já não sei mais ficar longe, por muito tempo,
Pois sinto a falta de cada um,
Como se ao meu lado sempre estivessem.
Obrigada por você existir!!

Desejo a vocês, muita paz, saúde, amor e prosperidade,
Extensivo a seus familiares.

Beijos especiais no seu coraçãozinho!!

FELIZ 2008 !!!