domingo, 14 de outubro de 2007

Professor!



Amanhã é dia 15 de outubro. Trata-se de uma data reservada para homenagear uma classe muito importante. O dia 15 de outubro marca o Dia do Professor.
Eu tive uma boa quantidade de professores inesquecíveis. Os professores são tão importantes na nossa vida que muitos deles habitam nossa memória ano após ano. Um mau professor - claro que eles também existem - é capaz de nos causar um trauma que perdure a vida toda. Conheço muita gente grande que odeia até hoje um professor que lhe causou algum tipo de dano psicológico. Mas conheço muito mais gente ainda que lembra com carinho e saudade daquele professor boa praça, do que sabia prender a atenção mesmo na aula mais chata, do que sempre tinha uma palavra de incentivo nos momentos difíceis. Do que soube punir com justiça e bom senso no momento certo, mostrando que erros resultam em conseqüências, mas que é bom aprender com eles.Eu mesmo trago bem vivos na memória muitos de meus professores:
1ª série – Leila Flório e Wilma Frizzo
2ª série – Juvenir Tusi
3ª série – Edite Correia
4ª série – Novamente a prof Wilma
5ª à 8ª séries: Elmo Munareto e Alvino Manzoni (matemática); Wilma Frizzo e Lenir Pivotto (Português); Valci Guasso (Ciências); Marlene Guerin(História), Isabel Gioda e Marilaine Frizzo (geografia); Elmo Munareto e Evaristo Ribas (Ed. Física); Isabel e Wilma (Ed Artística); Wilma (Inglês), Pe Chiquinho e Tânia Zambeli(Religião), Valci Guasso e Vanderlei Frizzo (as Técnicas Doméstica, Industrial, Comercial e Agrícolas).
Do Ensino Médio, Curta, Graduação e pós-Graduação: Vilmar e Luci Rosa, Vimar Medeiros, Marilene Cogo, Enadir Viemo,Victor Hugo, Ivo, Iolanda, Ivone, Clair, Maurinho, Gilberto(fios de ovos),Sidnei Bressan, Otávio, Jorjão, Sidnei, Marguita, Marisa, Pedrinho, Denise, Piragibe, Leônidas Belissaço e Élio Maldenam(esses dois últimos, verdadeiros espelhos) e por último Madalena(orientadora da Monografia).
A todos vocês, onde quer que vocês estejam, MUITO OBRIGADA!"

Ser mestre não é apenas lecionar. Ensinar não é apenas transmitir o conteúdo programático. Ser mestre é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. É transmitir a este os segredos da caminhada. Ser mestre é ser exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e de amor. O agradecimento sincero aos mestres e amigos, aos somente mestres, e àqueles que, com seus problemas e dores humanas, não foram amigos e nem mestres, mas que também passaram por nós.



Nenhum comentário: